Contestação de NTEP - Cacisp

Contestação de NTEP na Câmara Arbitral de São Paulo. CONSULTEM !!!


Contestação de NTEP - Cacisp

Contestação de NTEP

O NTEP, Nexo Técnico Epidemiológico, foi implementado pela Previdência Social em 2007 e revolucionou a caracterização de doenças ocupacionais no Brasil. Através do cruzamento do código da Classificação Internacional de Doenças (CID), e o da Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) o perito do INSS classifica se a lesão ou agravo sofrido pelo trabalhador tem relação com o trabalho por ele exercido Quando aplicado o NTEP, o enquadramento do benefício previdenciário é feito na espécie B91 – auxílio doença acidentário. Caso a empresa discorde dessa caracterização, deve contestar no INSS.


Contestação do NTEP

A empresa pode solicitar a não-aplicação do nexo técnico epidemiológico, ao caso concreto, quando dispuser de dados e informações que demonstrem que os agravos não possuem nexo técnico com o trabalho exercido pelo trabalhador. Para isso, deverá protocolar requerimento ao INSS até 15 dias após a data para a entrega da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP), sob pena de não-conhecimento da alegação em instância administrativa. Em caso excepcional, o requerimento poderá ser apresentado no prazo de 15 dias da data para entrega da GFIP do mês de competência da realização da perícia que estabeleceu o nexo entre trabalho e agravo. No documento de contestação a empresa deverá comprovar que é atuante na saúde e segurança do trabalhador e que a doença apresentada não tem relação com trabalho.

contestar-ntep - Cacisp

Para isso a empresa deverá enviar:

  • PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – NR7)
  • PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – NR9)
  • AET (Análise Ergonômica do Trabalho – NR17)
  • PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção – NR18)
  • PGR (Programa de Gerenciamento de Risco – NR22)
  • PPR (Programa de Proteção Respiratória)
  • PCA (Programa de Conservação Auditiva)
  • LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho)
  • PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)
  • Programa de qualidade de vida no trabalho
  • Relatório emitido pelo médico do trabalho descaracterizando o nexo ocupacional

No requerimento, a empresa formulará as alegações que entender necessárias e apresentará a documentação probatória descrita acima à Agência da Previdência Social (APS), em duas vias, para demonstrar a inexistência do nexo técnico entre trabalho e agravo. Ao receber o pedido para contestar o NTEP, a Previdência Social realizará a análise prévia dos documentos, e se avaliar que o pedido evidencia a possibilidade de reconhecimento de inexistência do nexo técnico entre trabalho e agravo, o segurado será notificado sobre a existência do requerimento da empresa e então, informado pelo INSS para retirada de uma das vias da documentação. Com isso, caso o trabalhador julgue correto, deve apresentar à Previdência Social contra-razões no prazo de 15 dias da ciência do requerimento. Após análise pela perícia médica do requerimento e das provas, o setor administrativo da previdência comunica a decisão à empresa e ao segurado. Caso a decisão seja negativa à empresa, cabe recurso com efeito suspensivo, ao CRPS (Conselho de Recurso da Previdência Social). Vale ressaltar que o pagamento regular do benefício ao segurado independe de contestações e recursos.


Tags: Tags: Contestação de NTEP em sp, Contestação de NTEP em são paulo, Contestação de NTEP onde encontrar, Contestação de NTEP melhor preço, Contestação de NTEP Industrial, Contestação de NTEP na zona leste.